Brasil está em segundo lugar entre os líderes de maturidade digital no mundo.
- Mercados emergentes estão se saindo melhor do que mercados desenvolvidos com Índia, Brasil e Tailândia obtendo as mais altas pontuações de maturidade digital
- Apenas 5% das empresas em todo o mundo foram definidas como Líderes digitais — indicando que não houve melhoria desde 2016. No Brasil o índice é de 6%
- 78% relatam que a transformação digital deve ser mais abrangente em sua organização
- 51% acreditam que terão dificuldades para atender às demandas dinâmicas dos clientes, enquanto um em cada três teme que possa ficar para trás em 5 anos
- 91% são impedidos por barreiras como 1) segurança e privacidade dos dados 2) falta de orçamento e recursos 3) habilidades insuficientes da força de trabalho
História completa
A Dell Technologies – uma família única de negócios que fornece a infraestrutura essencial para as organizações construírem o futuro digital, transformarem a TI e protegerem as informações – divulgou o novo Índice de Transformação Digital (DT Index II), encomendado em parceria com a Intel e feito pela Vanson Bourne com 4.600 líderes de negócios de empresas de médio e grande porte de 42 países. Os resultados são animadores para os mercados emergentes em relação à maturidade digital, apontando a Índia, Brasil e Tailândia no topo do ranking global. Por outro lado, mercados desenvolvidos estão ficando para trás: Japão, Dinamarca e França receberam as pontuações mais baixas de maturidade digital.
O Brasil ficou em 2º lugar – com 6% das empresas consideradas líderes digitais -, na frente de países como México (4º) e Colômbia (5º). Além disso, mercados emergentes estão mais confiantes em sua capacidade de “ultrapassar em vez de serem ultrapassados” (53%) em comparação com somente 40% em nações desenvolvidas.
O DT Index II mostra, contudo, que os programas de transformação digital de muitas empresas estão na fase inicial e ainda há um caminho longo a percorrer rumo à maturidade: 78% dos líderes de negócios admitem que a transformação digital deve ser mais difundida em suas organizações. No Brasil, o número é ainda maior: 82%. Mais da metade das empresas (51%) acredita que terá dificuldades para atender às demandas dinâmicas dos clientes dentro de 5 anos, no Brasil o índice é de 25%, e quase uma em cada três (30%) ainda tem receio de que sua organização possa ficar para trás, sendo 26% no mercado nacional.
Ficando para trás
O DT Index II foi realizado com base no primeiro DT Index, de 2016. A comparação de dois anos destaca que o progresso tem sido lento, com organizações tendo dificuldades para acompanhar o ritmo intenso das mudanças. Embora a porcentagem dos Adotantes digitais tenha aumentado, não houve progresso no topo. Quase 4 em cada 10 empresas (39%) estão ainda espalhadas nos dois grupos com menor maturidade digital na referência de desempenho (Preguiçosos digitais e Seguidores digitais).
“É importante ver que os líderes brasileiros estão na vanguarda da transformação digital no mundo. O caminho à maturidade é longo e repleto de desafios, mas é necessário percorrê-lo”, afirma Luis Gonçalves, vice-presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil. “Em contrapartida, preocupa ver que 24% das organizações brasileiras 39% e das organizações globais investem pouco ou não investem em modernização digital. A hora de agir é agora.”
Grupos de referência de desempenho | Descrição | Hoje global | 2016 global | Hoje Brasil | 2016 Brasil |
Líderes digitais | A transformação digital está enraizada no DNA | 5% | 5% | 6% | 12% |
Adotantes digitais | Adotaram um plano digital maduro, investimentos e inovações | 23% | 14% | 37% | 19,7% |
Avaliadores digitais | Estão adotando a transformação digital com cuidado e gradualmente, planejando e investindo para o futuro | 33% | 34% | 33% | 36,3% |
Seguidores digitais | Muito pouco investimento digital; iniciando timidamente a ter um planejamento para o futuro | 30% | 32% | 22% | 23% |
Preguiçosos digitais | Não têm um plano digital, adotaram iniciativas e investimentos limitados | 9% | 15% | 2% | 9% |
Barreiras para a transformação e confiança
As descobertas também sugerem que os líderes de negócios estão à beira de uma crise de confiança, com 91% entravados por barreiras persistentes.
As cinco principais barreiras para o sucesso da transformação digital:
- Preocupações com a segurança e a privacidade de dados
- Falta de recursos e orçamento
- Falta das habilidades e expertise certas dentro da empresa
- Mudanças legislativas e de regulamentos
- Cultura digital imatura
Quase metade (49%) acredita que sua organização terá dificuldades para provar que é confiável nos próximos 5 anos. Já no Brasil, o otimismo é maior, com apenas 20% dos líderes tem as mesmas dúvidas. Entre os entrevistados, 32% não esperam que sua própria organização cumpra com regulamentos (como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE). No Brasil esse índice é de 33%. Um em cada três não acredita que sua própria organização proteja os dados dos funcionários ou clientes, (Brasil: 31%).
Planos ara concretizar seu futuro digital
Os líderes relataram prioridades e investimentos em comum para ajudar na transformação futura, incluindo um foco maior na força de trabalho, segurança e TI. Além disso, 46% estão desenvolvendo habilidades e talentos digitais dentro da empresa ensinando a todos os funcionários como programar, por exemplo, o que representa um aumento em relação a 27% em 2016. No Brasil 76%, buscam o desenvolvimento interno, um aumento de 40,7%, em relação a 2016).
Principais investimentos em tecnologia para os próximos 1 a 3 anos
- Cibersegurança
- Tecnologias da Internet das Coisas
- Ambiente de várias nuvens
- Inteligência artificial
- Abordagem centrada em computação
Observações para o editor
Países com maior maturidade digital:
- Índia
- Brasil
- Tailândia
- México
- Colômbia
Países com menor maturidade digital:
- Japão
- Dinamarca
- França
- Bélgica
- Cingapura
Metodologia da pesquisa
No segundo semestre de 2018, uma empresa de pesquisa independente, Vanson Bourne, fez uma pesquisa com 4.600 líderes de negócios de empresas de médio a grande porte em 42 países/sub-regiões para avaliar a posição de suas organizações em relação ao Índice de Transformação Digital da Dell Technologies. A Vanson Bourne classificou os esforços de negócios digitais das empresas examinando sua estratégia de TI, iniciativas de transformação da força de trabalho e desempenho percebido em relação a um conjunto central de atributos digitais de negócios.